Blog experiência - função liberar espaço do HD - objetivo - acessar arquivos em qualquer lugar... 1arqemfa.blogspot.com

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

wikipedia.org Iraque 3.217 pessoas curtiram esse tópico 81 visitas Aberto 9 °C CurtiuAvaliarEditar SobreRio Eufrates Rio O rio Eufrates ( /juːˈfreɪtiːz/; em árabe: الفرات: al-Furāt, em hebraico: פרת: Prat, em turco: Fırat, em curdo: Firat), é o mais longo e um dos mais historicamente importantes rios da Ásia Ocidental. Juntamente com o Tigre, é um dos dois rios que definem a Mesopotâmia. Originário no leste da Turquia, o Eufrates flui através da Síria e do Iraque para se unir ao Tigre no Chate Alárabe, que desemboca no golfo Pérsico. Etimologia[editar | editar código-fonte] A forma grega antiga Euphrátēs (em grego antigo: Εὐφράτης) foi emprestada do persa antigo Ufrātu, próprio do elamita ú-ip-ra-tu-iš. Em acadiano o rio foi igualmente chamado Purattu, que foi perpetuado em línguas semíticas (cf. siríaco P(ə)rāṯ, árabe al-Furrāt) e em outras línguas próximas da época (cf. hurriano Puranti, sabariano Uruttu). As formas elamitas, acadianas, e possivelmente sumérias são de uma linguagem de substrato não registrada. As primeiras referências ao Eufrates vêm de textos cuneiformes encontrados em Shuruppak e a pré-Nipur de Sargão no sul do Iraque e data em meados da década do terceiro milênio a.C.. Nestes textos, escrito em sumério, o Eufrates é chamado de Buranuna (logográfico: UD.KIB.NUN). O nome pode também ser escrito KIB.NUN.(NA) ou KIB.NUN, com o prefixo "" indicando que o rio era uma divindade. Em sumério, o nome da cidade de Sippar no Iraque dos dias de hoje também foi escrito UD.KIB.NUN, indicando uma forte relação histórica entre a cidade e o rio. Curso[editar | editar código-fonte] O Eufrates é o rio mais longo da Ásia Ocidental. Resulta da confluência do Kara Su ou Eufrates Ocidental (450 km) e o Murat Su ou Eufrates Oriental (650 km), 10 km rio acima da cidade de Keban no sudeste da Turquia. Daoudy e Frenken colocam o comprimento do Eufrates a partir da nascente do Rio Murat até a confluência com o Tigre em 3 000 quilômetros, dos quais 1 230 km caem na Turquia, 710 km na Síria e 1 060 km no Iraque. Os


wikipedia.org
Sobre

Rio Eufrates

rio Eufrates ( /juːˈfrtz/; em árabeالفراتal-Furāt, em hebraicoפרתPrat, em turcoFırat, em curdoFirat), é o mais longo e um dos mais historicamente importantes rios da Ásia Ocidental. Juntamente com o Tigre, é um dos dois rios que definem a Mesopotâmia. Originário no leste da Turquia, o Eufrates flui através da Síria e doIraque para se unir ao Tigre no Chate Alárabe, que desemboca no golfo Pérsico.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A forma grega antiga Euphrátēs (em grego antigoΕὐφράτης) foi emprestada do persa antigo Ufrātu, próprio doelamita ú-ip-ra-tu-iš. Em acadiano o rio foi igualmente chamado Purattu, que foi perpetuado em línguas semíticas (cf. siríaco P(ə)rāṯárabe al-Furrāt) e em outras línguas próximas da época (cf. hurriano Puranti, sabariano Uruttu). As formas elamitas, acadianas, e possivelmente sumérias são de uma linguagem desubstrato não registrada.
As primeiras referências ao Eufrates vêm de textos cuneiformes encontrados em Shuruppak e a pré-Nipur deSargão no sul do Iraque e data em meados da década do terceiro milênio a.C.. Nestes textos, escrito emsumério, o Eufrates é chamado de Buranuna (logográfico: UD.KIB.NUN). O nome pode também ser escrito KIB.NUN.(NA) ou KIB.NUN, com o prefixo "" indicando que o rio era uma divindade. Em sumério, o nome da cidade de Sippar no Iraque dos dias de hoje também foi escrito UD.KIB.NUN, indicando uma forte relação histórica entre a cidade e o rio.

Curso[editar | editar código-fonte]

O Eufrates é o rio mais longo da Ásia Ocidental. Resulta da confluência do Kara Su ou Eufrates Ocidental (450 km) e o Murat Su ou Eufrates Oriental (650 km), 10 km rio acima da cidade de Keban no sudeste da Turquia. Daoudy e Frenken colocam o comprimento do Eufrates a partir da nascente do Rio Murat até a confluência com o Tigre em 3 000 quilômetros, dos quais 1 230 km caem na Turquia, 710 km na Síria e 1 060 km no Iraque. Os 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog